|
Em Paty do Alferes, principalmente a partir do dia 16/08, houve a ocorrência de vários focos de incêndio. No fim de semana, do dia 17 para 18/08 (sábado para domingo) foram mais de 06 (seis) focos de incêndio ocorrendo de forma concomitante, atingindo as localidades de Avelar/Granja; Acampamento/Mantiquira; Monte Alegre; Mangalarga e Palmares.
Embora estejamos em período de estiagem, o que normalmente contribui para o aumento das ocorrências de queimadas no período, nunca se viu um volume de fogo em nossa cidade dessa magnitude. Podemos classifica-lo como um evento atípico e extremo.
Apesar dos esforços somados, composto por agentes da Guarda Ambiental Municipal e equipe de poda; corpo de bombeiros; brigadistas do ITPA e voluntários, a demanda foi muito acima da capacidade de resposta. Inclusive tivemos o apoio extremamente importante da aeronave (helicóptero) do CBMERJ que fez o combate aéreo no bairro Palmares.
Um dos bairros mais amplamente atingido foi o bairro Palmares, onde temos uma área de proteção ambiental, onde houve a perda de vários hectares, sendo 07 hectares onde havia restauração florestal, correspondendo a uma média de perda de 10 mil árvores já jovens.
Em razão desse ocorrido em Palmares, mais precisamente no chamado Morro do Mirante, foi realizado um Registro de Ocorrência pelo Secretário da Pasta Ambiental, André Dantas, junto à 96ª DP. No mesmo dia foi realizada a perícia da Polícia Civil no local (19/08).
Outro ponto importante é que não existe a possiblidade de fogo espontâneo em nossa região em razão de nossas condições climáticas. Portanto, alguém colocou o fogo e, de forma intencional ou não, esse fogo se alastrou e causou os incêndios de maiores proporções.
Por isso é importante alertar que não se deve colocar fogo, seja por qual motivo for! Seja em zona rural ou urbana, a prática do fogo é considerada uma infração e pode ser classificada como crime ambiental, dependendo de como tenha ocorrido.
Se você presenciar alguém colocando fogo, tire fotos, filme, e denuncie ao órgão ambiental municipal através do telefone (24) 98166-8249 ou pelo zap (24) 98165-0122.
|
|